Revolução do 25 de Abril

Com os objetivos de consolidar as aprendizagens dos alunos relacionadas com os conteúdos, levar os alunos a um contacto direto com a realidade do século XX, desenvolver o espírito de observação e de investigação nos alunos e consciencializar os alunos para a memória dos acontecimentos históricos nacionais e para os acontecimentos políticos atuais, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas do Colégio Teresiano de Braga decidiu organizar uma exposição de imagens alusivas à ‘Revolução do 25 de Abril’ que poderá ser visitada no piso térreo, junto da portaria, entre 24 de abril e 03 de maio de 2019.

A ‘Revolução do 25 de Abril’ devolveu aos portugueses a liberdade perdida em 1926, ano em que surgiu a Ditadura Militar que, em conjunto com o Estado Novo, privaram os portugueses da liberdade durante quarenta e oito anos. Minado por uma prolongada guerra colonial e a incapacidade de encontrar uma solução política para o conflito, o Estado Novo caiu por ação dos mesmos militares que lutavam nos territórios africanos. Num contexto mundial dominado por populismos e ditaduras emergentes, recordemos o momento libertador de um país adormecido.

Professor Leandro Silva